A exposição “Meninos Gordos: contar uma história através da faiança”, que conta com o apoio de Abbott Laboratórios, vai estar em Coimbra, no Museu Antropológico na Universidade de Coimbra, até ao próximo dia 14 de Dezembro. A organização da exposição irá realizar um ciclo de conferências subordinadas ao tema da Obesidade que se centram essencialmente na obesidade infantil e na análise de variáveis sociais que têm influenciado o contínuo crescimento desta patologia sobretudo nas faixas etárias mais jovens.
Concebida a pensar nos mais novos, Meninos Gordos: Contar uma História através da Faiança reconstitui, de forma didáctica, a trajectória desses dois irmãos “belos, gigantes e gordos” que, por volta de 1840, passaram por várias terras portuguesas, dando origem a várias peças de faiança inspiradas na sua história: pratos, canecas e paliteiros, hoje peças raras de colecção que marcaram para sempre a sua passagem por Portugal.
Ana e o seu irmão Mateus, de 9 e 11 anos respectivamente, estiveram em Portugal em 1842, no âmbito de uma viagem que se encontravam a fazer pela Europa com a mãe e empresários de ocasião que estavam envolvidos na exibição, por todos os lugares, da “excepção à regra”.
A obesidade extrema de ambos (Ana pesava 129 quilos e Mateus 201) e a sua altura, muito superior à média para a idade (1,37 e 1,52 metros), levara-os a partilhar o destino incerto desses homens, mulheres e crianças que, pelas suas características físicas, foram exibidos como atracções de feira e de circo na Europa e na América numa prática que se prolongaria ainda até meados do século XX.
Fonte: Médicos de Portugal