
Com o manual “Classificação Internacional de Funcionamento, Incapacidade e Saúde para crianças e Jovens” (ICF-CY), a OMS pretende enfatizar a importância de existência de descrições precisas sobre a saúde dos menores a partir de uma metodologia concreta, que até agora apenas existia para adultos.
Este manual inclui códigos para classificação de centenas de funções e de estruturas corporais, assim como distintos factores ambientais, como a fome ou a insegurança, que podem limitar ou favorecer a realização das actividades diárias das crianças.
Deste modo, o manual mostra de forma precisa, o rápido crescimento e as alterações registadas no corpo humano durante os primeiros 20 anos de vida, dados que não estavam devidamente recolhidos no manual anterior “Classificação Internacional de Educação, Incapacidade e Saúde”. Com esta publicação, os profissionais de saúde, professores, investigadores, legisladores e pais podem melhorar a saúde das crianças e dos jovens e implementar políticas sociais e sistemas de saúde e educação que promovam o bem-estar dos menores.
Fonte: Médicos na Internet