MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

FUMAR AUMENTA RISCO DE DESENVOLVER PSORÍASE

Fumar aumenta risco de desenvolver psoríase
Estudo envolveu 79 mil pessoas
Investigadores norte-americanos descobriram que os fumadores estão em maior risco de virem a desenvoler psoríase e que tal só é amenizado 20 anos após deixarem de fumar. O estudo, que envolveu 79 mil pessoas, revela também que aqueles que já sofrem desta doença dermatológica sofrem crises mais severas.
Por trás desta agravante estarão toxinas presentes nos cigarros que vão afectar partes do sistema imunitário associadas à psoríase, explicam os cientistas no artigo publicado no “American Journal of Medicine” e diulgado pela BBC.
O estudo analisou o estado de saúde de enfermeiras durante 14 anos e verifiocu que, neste período, se registaram 887 casos de psoríase. Em comparação com mulheres que não fumavam, o risco de desenvolver esta doença foi 78 por cento superior em mulheres fumadoras e 37 por cento superior naquelas que o tinham sido no passado.
Além disso, a quantidade também aumenta o risco. Quato mais as pessoas fumam ou fumaram, maior é a propensão para vir a desenvolver a doença. Os investigadores verificaram também que a exposição ao fumo passivo durante a gravidez ou infância está igualmente associada ao aumento do risco de uma criança vir a desenvolver esta doença.
Sónia Santos Dias
Fonte: Sapo Saúde