
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto inaugurou esta semana a Clínica de Mama, uma unidade multidisciplinar especializada no tratamento do Cancro da Mama + , desde o diagnóstico precoce até ao tratamento da doença avançada.
A nova unidade clínica vai abranger as especialidades relacionadas com a doença, como a Oncologia Cirúrgica, a Oncologia Médica, a Radioterapia + , a Imagiologia + , a Anatomopatologia, a Cirurgia Plástica, a Genética, a Psico-Oncologia e a Medicina Física e de Reabilitação.
O coordenador da clínica, Abreu de Sousa, adiantou que a clínica pretende contrariar o "calcanhar de Aquiles desta área, a fase de diagnóstico", dado que não existe um plano de rastreio de Cancro da Mama a nível nacional. "A Clínica vai permitir que no próprio dia do diagnóstico se saiba o resultado e, se possível, fazer a proposta terapêutica, de forma a poupar tempo e a aumentar a qualidade de vida que não existia nesse tempo de espera (entre o dia da biopsia e o resultado)", disse o coordenador
Fonte: Jornal de Notícias