Investigadores norte-americanos anunciaram na revista “Nature” terem encontrado células-estaminais multipotentes em testículos de ratinhos.
A procura de fontes de Células-Estaminais Multipotentes no organismo adulto ocupa actualmente um grande lugar de destaque na investigação mundial. Ainda permanece a dúvida sobre o potencial dessas células: em geral, são consideradas menos versáteis que as Células-Estaminais Embrionárias, as quais podem dar origem a qualquer tecido do organismo adulto, mas que, ao invés, estão envoltas em grandes problemas éticos.
Contudo, as células-estaminais adultas, já encontradas em lugares como a Medula óssea + e o sangue do cordão umbilical, não envolvem as mesmas questões éticas e poderiam ser extraídas do organismo da própria pessoa que delas necessita, evitando riscos de rejeição, por exemplo.
A equipa da Cornell University + , EUA, liderada por Shahin Rafii e Marco Seandel, estudou as chamadas células progenitoras de espermatogónias, presentes nos testículos. Estas células fazem parte de um dos passos inicias na formação dos espermatozóides, mas ainda estão pouco diferenciadas e são capazes de se multiplicar com velocidade. Os cientistas identificaram uma "etiqueta" Bioquímica + que é exclusiva dessas células e que revela exactamente essas características. Com isso, conseguiram separar as células das restantes populações celulares presentes nos testículos dos ratinhos e induzir a sua diferenciação (especialização).
Fonte: Médicos na Internet