MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tromboembolismo Venoso mata cerca de 543 mil europeus

Dados do estudo ENDORSE
O Tromboembolismo Venoso (TEV) é responsável por cerca de 543 mil mortes por ano na Europa, mais do dobro do somatório das vítimas de
Sida + , Cancro da Mama + , Cancro da Próstata e acidentes rodoviários, revela um estudo europeu.
O estudo, denominado ENDORSE, envolveu 68.183 doentes em 358 hospitais de 32 países, dos quais 1.787 doentes e nove hospitais em Portugal, e foi apresentado sexta-feira em Viana do Castelo nas III Jornadas de Actualização em Doença Vascular Pulmonar.
O trabalho pretendeu, de acordo com Ana França, médica coordenadora nacional do estudo, determinar quantos indivíduos estão em risco e recebem tratamento preventivo e também alertar para a necessidade urgente de prevenção do TEV em doentes hospitalizados.
Em Portugal, as conclusões da investigação revelam que mais de metade dos doentes hospitalizados está em risco de TEV, e que as medidas de prevenção são aplicadas em apenas cerca de 58% do universo de risco. O estudo revela igualmente que cerca de 1% dos doentes hospitalizados são internados em consequência de Tromboembolismo Venoso. O trabalho ainda revela que a Embolia Pulmonar, como consequência grave do TEV, é responsável por cerca de 10% das mortes ocorridas em hospitais.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Fonte: Médicos na Internet