MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

INVESTIGADORES CRIAM TRATAMENTO PARA O CANCRO ACTIVADO POR LUZ

Cientistas da Universidade de Newcastle afirmam ter desenvolvido um tratamento para o cancro activado por luz Ultravioleta +
Segundo os investigadores, este novo tipo de tratamento faria com que os remédios conseguíssem atingir os tumores de uma forma mais eficiente, evitando a destruição dos tecidos saudáveis devido aos Anticorpos + monoclonais, uma proteína sintética que foi preparada expressamente para atingir células cancerígenas específicas no organismo.
"É muito difícil fazer com que os anticorpos cheguem especificamente ao tumor, eles acabam por ser levados para outros locais que não pretendemos", afirma Colin Self, líder da pesquisa.
Como forma de resolver o problema, os cientistas criaram uma forma de "disfarçar" os anticorpos com um óleo orgânico que faz com que apenas sejam activados através do contacto com a luz.
Assim, a luz ultravioleta é colocada na região do tumor, os anticorpos começam a surtir efeito e os tecidos saudáveis não são atingidos.
Os testes iniciais foram efectuados em ratos de laboratório com cancro do ovário, tendo sido eficazes em cinco dos seis roedores testados, terminando com a doença.Existem já previsões para se realizarem testes clínicos em humanos, devendo os mesmos começarem no início de 2008. No entanto, devido à complexidade que este tipo de tratamento envolve, só deverá estar amplamente disponível durante os próximos dez anos.
Fonte: Farmácia