MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

BRASIL: SAMPAIO PEDE O MESMO SUCESSO NO COMBATE À TUBERCULOSE

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio + , na qualidade de enviado especial das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose, instou hoje o Brasil a ter o mesmo sucesso no combate a esta doença como na área do HIV/Sida + .
«Incentivei o Brasil, que tem tido um sucesso mundialmente reconhecido no combate ao HIV/Sida a ter idêntico sucesso e protagonismo no combate à tuberculose», afirmou Sampaio aos jornalistas, após seu encontro com o presidente brasileiro Lula da Silva.
O enviado da
ONU + lembrou que há 22 países no mundo com altas taxas de tuberculose, entre os quais o Brasil.
Todos os anos no país, mais de 80 mil novos casos de tuberculose são identificados, 40 por cento deles nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
A doença é responsável pela morte de cerca de 6.000 pacientes por ano no Brasil.
«Um grande número de doentes portadores do HIV tratados com antiretrovirais e, portanto, com condições de viver, morrem de tuberculose, que é uma doença curável. E não é preciso gastar muito dinheiro com o tratamento«, afirmou Sampaio.
«Isto é um paradoxo extraordinário na vida contemporânea. A ligação entre as duas doenças é fundamental», acrescentou.
Já na função de alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Sampaio pediu a Lula da Silva que o Brasil continua a ter um papel de destaque no âmbito dessa iniciativa para combater os preconceitos e incompreensões entre as culturas, nomeadamente islâmicas e ocidentais.
Segundo o ex-Presidente português, experiências da sociedade civil brasileira podem ser exemplos de boa prática a serem apresentadas no I Foro Anual da Aliança de Civilizações, a realizar-se em Madrid, a 15 e 16 de Janeiro.
Na primeira das duas funções que está a desempenhar no Brasil, Sampaio terá um encontro com o ministro brasileiro da Saúde,
José Gomes Temporão + , e conhecerá a experiência de combate à tuberculose na Rocinha, no Rio de Janeiro, a maior favela da América Latina, com mais de 150 mil habitantes.
Participará também num seminário sobre a cooperação internacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em África na área da saúde e combate à tuberculose e visitará o Instituto de Tecnologia em Imobiológicos «Bio-manguinhos».
Como alto representante para a Aliança das Civilizações, Sampaio estará presente, sábado, na conferência internacional «Aliança das Civilizações, Interculturalismo e Direitos Humanos», a ser aberta pelo Presidente brasileiro Lula da Silva.
Do Rio de Janeiro, Jorge Sampaio segue para Washington.
Fonte: Diário Digital / Lusa