MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

CÉLULAS CEREBRAIS SÃO MAIS PODEROSAS DO QUE SE PENSAVA

Cienstitas descobrem que são precisos apenas alguns Neurónios + para activar um comportamento.

Até agora, os cientistas pensavam que, para um determinado comportamento, era necessária a participação de um elevado número de neurónios. Mas novos estudos vieram agora demonstrar que é apenas necessário um ou alguns neurónios para levar a cabo uma determinada acção, sendo que cada cérebro humano terá aproximadamente um trilião de neurónios. Os três estudos realizados em ratos, e publicados na revista “Nature”, poderão mudar a percepção que se tinha da importância de cada célula cerebral.


«Antes pensava-se que era necessário activar largos conjuntos de neurónios para um animal sentir ou perceber. Mas parece que apenas um pequeno número (50 por exemplo) são suficientes para desencadear comportamentos seguros», explica Karel, Svoboda, líder de dois dos estudos do Intsituto Médico Howard Hughes, nos Estados Unidos.


O outro estudo, levado a cabo na Universidade Humbolt de Berlim, Alemanha, e no Centro Médico Erasmus de Roterdão, Holanda, descobriu que estimular um dos 100 milhões de neurónios existentes num rato é suficiente para o animal se comportar de forma diferente.


Os cientistas consideram estas descobertas surpreendentes, por se ter verificado que uma única célula poderá ser capaz de influenciar comportamentos e por se constatar que o controlo do cérebro acontece ao nível celular. Para aceder ao artigo publicado no site “HealthDay”, clique aqui.

Sónia Santos Dias
Fonte: Sapo Saúde