“Uma escola de qualidade do ponto de vista científico e técnico”, mas também “das pessoas que forma para uma relação humana que requer uma atenção especial no tratamento dos doentes”, foi o elogio feito pelo Bispo do Funchal à Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, no final da visita que ontem efectuou a esta instituição de ensino que há quase sessenta anos prepara centenas de profissionais.
“Já sabia da sua qualidade, não posso dizer que a confirmo pela experiência mas, pelo ambiente geral, posso verificar e alegro-me ver como a resposta aqui, na nossa Região, é dada também por esta forma da presença da Igreja no mundo da cultura e da acção do ponto de vista da saúde, neste caso concreto da enfermagem”, acrescentou.
D. António Carrilho foi recebido pelos corpos directivos da Escola, alunos e professores, tendo-se inteirado de todas as instalações, mecanismos e características desta “escola tão bem equipada”, sublinhou aos jornalistas que o acompanharam na visita-guiada e de informação completa sobre este estabelecimento privado e pioneiro no ensino da enfermagem na Madeira.
Esta primeira visita do Bispo do Funchal a S. José de Cluny terminou com a celebração da Eucaristia e um almoço, integrados já nesta quadra natalícia.
Actividade pastoral em 2008
Sobre o ano novo que se aproxima, em termos de actividade pastoral, e questionado pelos jornalistas, Dom António Carrilho disse “continuar aquilo que já começamos, porque os projectos não se mudam só porque se muda o ano. Iniciámos uma actividade com a proposta e a constituição de vários serviços que são novos, para servir e apoiar as comunidades cristãs; e queremos que que os projectos venham a ser concretizados de acordo com aquilo que sentimos ser a melhor resposta para a nossa gente”, considerou.
Fonte: JM