MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

JUNTOS PELOS DOENTES

O 'Natal dos hospitais + ' regressa a 15 de Dezembro, com duzentos artistas da Região O 'Natal dos Hospitais' regressa a 15 de Dezembro ao Centro de Congressos da Madeira com uma mão cheia de artistas regionais que se juntaram, num gesto solidário, para dar um dia especial aos doentes e idosos de várias instituições sociais.
Numa parceria entre a Secretaria Regional de Educação e Cultura, a Secretaria dos Assuntos Sociais e o Grupo Pestana, cerca de 600 pessoas vão assistir a partir das 20 horas ao espectáculo organizado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Na lista para a noite constam apenas grupos e artistas da Região. Entre eles o Si Que Brade e o Coro Infantil do Gabinete Coordenador de Educação Artística; Carolina Paixão, vencedora do Festival Infantil da Canção da Madeira; um duo de acordeões, composto pelos vencedores do concurso 'Jovens Músicos' do
GCEA + , um grupo de idosos da Segurança Social + , um grupo da Educação Especial, o núcleo de alunos do Curso de Dança do Conservatório - Escola das Artes da Madeira, o Grupo de Folclore de Machico, os Mariachi México, a Banda Filarmónica de São Gonçalo da Camacha, o grupo de animação da Associação Flores de Maio e os Sweet Dancers, num total que ronda as duas centenas de artistas, divulgou Virgílio Caldeira. Muitos mais queriam se juntar a este evento, mas foi necessário fazer uma selecção. "Não podíamos contemplar toda a gente", disse o responsável pela organização, explicando que a escolha foi com feita de forma a ser abrangente e ao mesmo tempo apropriado ao público alvo - doentes e idosos - e à quadra natalícia.
Devido à lotação do Auditório do Centro de Congressos da Madeira, os lugares já estão atribuídos. O público em geral poderá acompanhar através da televisão, a transmissão em directo pela RTP Madeira. O canal regional vai difundir ainda o 'Natal dos Hospitais' na RTP Internacional.
Nos últimos dois anos o evento foi realizado no Madeira Tecnopólo, um espaço com mais capacidade, que reuniu em 2006 mais de duas mil pessoas. Através de uma co-produção, o grupo Siram apoiava com a cedência do palco, normalmente montado também para outro fim. Este ano, disse o organizador, o cenário não se repetiu e o 'Natal dos Hospitais' voltou ao Casino. A edição regional do 'Natal dos Hospitais' conta já com cerca de duas décadas de edições. É um espectáculo feito de boa vontade e de trabalho voluntário, tanto da organização, como dos artistas e instituições que se associam, sem quaisquer ganhos que não seja a divulgação do seu trabalho.
José Alberto Reis + foi o convidado especial da edição de 2006. Este ano, justificou Virgílio Caldeira, devido ao avançado da data e aos vários eventos e compromissos de vários artistas, a Região fará a festa coma 'prata da casa', um facto que não vai prejudicar o espectáculo, disse com confiança.
Fonte: DN