
No evento, a Liga Portuguesa Contra o Cancro que tem, actualmente, cerca de 400 pessoas, presta uma homenagem a voluntários com mais de 10, 20 e 30 anos de serviço.
Maria Helena Quinta, octogenária, faz parte desse grupo de voluntários, estando no IPO há 32 anos. "Tudo começou porque um senhor, um dia, me pediu que o ajudasse num trabalho de apoio aos doentes. Esse senhor, entretanto, morreu, mas eu decidi ajudar e fui para o IPO. Estou lá desde o início, praticamente. Nunca me arrependi", garantiu.
A octogenária revela que continua a ir ao IPO, mas agora não tem o título de voluntária. "Tenho um mais pomposo, mas não me lembro do nome". Hoje, Maria Helena junta-se aos 110 voluntários que vão receber um diploma pela sua dedicação e profissionalismo em nome da Liga.
Em todo o território português, segundo um estudo realizado em 2001, pela Universidade Católica, existem cerca de um milhão e 500 mil voluntários formais e informais. No entanto, o Observatório do Emprego e Formação Profissional aponta para os 500 mil formalmente inscritos. O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado diz que a realidade estatística estará entre esses dois valores.
Fonte: Jornal de Notícias