Uma em cada dez mulheres do Norte da Europa entre os 15 e os 45 anos teve pelo menos um caso de verrugas genitais diagnosticado, revelou um estudo efectuado em quatro países nórdicos - Noruega, Dinarmarca, Suécia e Islândia - com 70 mil mulheres.Em Portugal são diagnosticados anualmente nove mil casos.
Publicado no "Journal of Infectious Diseases + ", o estudo do Instituto de Epidemiologia Oncológica Dinamarquês (IEOD) indicou ainda um aumento da ocorrência de condilomas genitais em mulheres jovens.
"Os condilomas genitais são muito frequentes entre as mulheres e, nos países nórdicos, surgem em idades muito jovens. Não existe nenhuma razão que nos faça acreditar que a situação seja diferente no resto da Europa", comentou Susanne Krüger-Kjaer do IEOD, em Copenhaga. Colo do útero vulnerável
Os condilomas são uma espécie de verruga que se forma no ânus, períneo e partes genitais do homem e da mulher e traduzem a existência de infecção causada pelo Papiloma Vírus Humano (PVH), que pode provocar o cancro do Colo do útero + - cuja vacina apenas agora começa a ser disponibilizada em vários países.
No Reino Unido, relatórios recentes revelam que a detecção do Papiloma aumentou mais de cinco vezes entre 1972 e 2006, tendo o ano passado atingido os 60 mil casos só em mulheres.
Embora não ameacem a vida, as lesões provocam sintomas como sensação de queimadura, formigueiro, hemorragia e dor e têm também uma pesada carga psicossocial, que resulta, por exemplo, em baixa auto-estima, constrangimento ou Ansiedade + .
Segundo um estudo recente, no Reino Unido, só em 2003, foram gastos 10 milhões de libras (13,6 milhões de euros) no diagnóstico e tratamento deste problema.
Fonte: JN