MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

VASOS CAPILARES ARTIFICIAIS ESTÃO MAIS PRÓXIMOS

A obtenção de vasos capilares sanguíneos artificiais está um passo mais próxima, depois de cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Thecnology) terem conseguido criar em laboratório tubos minúsculos a partir de Células estaminais + .
A equipa de investigação conseguiu que as células se fossem estendendo ao longo de um molde com ranhuras minúsculas, explica a BBC no seu site.
Um investigador britânico enfatizou a importância deste avanço. “A criação de vasos sanguíneos é um dos santos graal da medicina regenerativa”, disse Julian Chaudhuri, da Universidade de Bath, citado pela BBC.
A formação artificial de pequenos vasos sanguíneos é importante para permitir o fornecimento de sangue a tecidos e órgãos. Os cientistas já tinham no entanto conseguido produzir vasos de maior diâmetro a partir de moldes.
O progresso que os cientistas dizem ter agora alcançado recorre a moldes a uma nanoescala em que são colocadas células chamadas células progenitoras endoteliais. Estas células detectaram as ranhuras e evoluíram ao longo delas, alinhando-se na mesma direcção.
Este tubos ainda não podem ser utilizados no interior do corpo humano, conta ainda a BBC, que adianta que os investigadores dizem estar “muito entusiasmados” pelo seu potencial.
O professor que dirigiu a investigação, Robert Langer, afirmou: “Fornece uma nova maneira de criar nano-sistemas que esperamos que venham a abrir caminho para que um dia se fazer engenharia de tecidos no corpo humano.”
Fonte: Público