O nosso sistema imunitário é capaz de identificar e eliminar substâncias e agentes nocivos. Mas, por vezes, sofre de "excesso de zelo", e reage contra substâncias que não são perigosas. Chama-se a essa reacção exagerada hipersensibilidade ou alergia, e alérgenos às substâncias que a originam.O sistema imunitário tem memória. Diz-se que a pessoa está sensibilizada para um alérgeno quando o seu sistema imunitário já memorizou essa substância.
Atopia
Há pessoas mais susceptíveis a substâncias normalmente presentes no meio ambiente (pólens, bolores, pó doméstico). Diz-se que são atópicas. Frequentemente hereditária, a atopia manifesta-se por eczemas, febre dos fenos (ou polinose - é causada por pólens) e asma alérgica.
Tratar as alergias
Não há tratamento definitivo. O objectivo é afastar o alérgeno, mas isso nem sempre é fácil.
Há fármacos que bloqueiam a resposta imunitária alérgica, e são usados para tratar situaçõea agudas. Provocam habituação e outros efeitos secundários, como a sonolência, pelo que devem ser utilizados com cuidado.
O tratamento mais eficaz é dessensibilizar: retirar a substância da memória do sistema imunitário. Se o sistema imunitário "esquecer" o alérgeno, não reagirá com a mesma intensidade. É um tratamento demorado, que exige a identificação precisa da substância causadora da alergia.
Identificar as alergias
Sobretudo nas crianças, pode ser difícil identificar com precisão quais as substâncias responsáveis pela reacção alérgica.
O Primelab pode ajudar, através da pesquisa e doseamento dos anticorpos específicos de cada alérgeno. Existem actualmente testes para centenas de alérgenos diferentes, incluindo plantas e fungos, alimentos infantis, mariscos, peles de animais e insectos.
Contactos:
Primelab – Laboratório de Análises Clínicas
Rua Tomás da Fonseca,
Torres de Lisboa
Edifício E, 3º Piso
1600-209 Lisboa
Telefone: 217 202 120
Fonte: GPS - Grupo Português de Saúde