MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

domingo, 6 de janeiro de 2008

COLESTEROL

O que é?
É uma substância normal, que circula no sangue ligado às lipoproteinas. Uma acumulação excessiva dessas
Gorduras + no sangue faz com que essas substâncias se vão depositando, aos poucos, nas paredes das Artéria + s chegando mesmo, em certos casos, a obstruí-las, impedindo a passagem de sangue e de oxigénio, e dando lugar a tromboses, enfartes, etc.
As causas do excesso de
Colesterol + podem ser genéticas mas, na maior parte das vezes, são ambientais, dependendo do estilo de vida e de alimentação, geralmente má e excessiva.

Sintomas
É outra doença silenciosa, apenas detectável através de uma análise ao sangue ou, no pior dos casos e quando o dano já é irreparável, com um episódio cardíaco.


Níveis adequados
Colesterol total abaixo de 195 mg/dl; colesterol LDL + ou chamado mau abaixo de 130 mg/dl; colesterol HDL + ou chamado bom acima dos 45 mg/dl; triglicéridos abaixo de 150 mg/dl.
O que é que pode fazer
Para além de vigiar o colesterol e os triglicéridos, fazer exercício, reduzir a ingestão de gorduras saturadas (carnes vermelhas, pastelaria, lacticínios gordos, manteiga...) e aumentar a de fruta, verduras, peixe, cereais, legumes e usar o
Azeite + .
De acordo com Fernando de Pádua, estes são hábitos a criar na infância.


Há tratamento medicamentoso?
Sim, vários, e são seguros e muito eficazes. São as Estatina + s, os fibratos e os fitoesteróis. Estes últimos encontram-se em alguns alimentos funcionais como margarinas e bebidas lácteas. Os medicamentos devem ser prescritos e vigiados pelo seu médico.

Diabetes

O que é?
Uma doença crónica causada pelo aumento de glicose no sangue, porque o pâncreas não segrega
Insulina + suficiente, ou porque esta não funciona bem.
Existem duas classes: de tipo 1 (a pessoa não produz insulina, pelo que deve administrá-la) e de tipo 2 (decorrente de um estilo de vida pouco saudável). Lesiona os vasos sanguíneos e produz sérias complicações cardiovasculares e renais.


Sintomas
Nas fases iniciais não apresentam nenhum; nas situações avançadas é habitual sentir fome e sede excessivas (e perder peso), ter comichão, abundância de urina ou má cicatrização das feridas.


Níveis adequados
Entre 60 e 110 mg/dl (em jejum).


O que é que pode fazer?
Medir a taxa de açúcar no sangue pelo menos uma vez por ano. Se o médico suspeitar, vai-lhe traçar uma curva de açúcar, ou seja, vai medir-lhe a glicose várias vezes durante um dia. Dieta e exercício ajudam a manter os valores de glicose adequados.


Há tratamento?
Sim, são os hipoglicemiantes orais, tipos de medicamentos que reduzem o nível de glicose de forma eficaz ou, nos casos mais graves, usar insulina injectável.

Fonte: Sapo Saúde