MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

DESCOBERTAS VARIAÇÕES GENÉTICAS QUE AUMENTAM PREDISPOSIÇÃO PARA O CANCRO DA PRÓSTATA

Investigadores americanos e suecos descobriram várias variações genéticas que aumentam claramente as predisposições hereditárias para o cancro da próstata, segundo trabalhos hoje publicados nos Estados Unidos.

Os médicos identificaram 16 variações genéticas em cinco regiões diferentes dos cromossomas 8 e 17 que são as mais frequentes nos homens atingidos pelo cancro da próstata, comparativamente com aqueles que não sofrem deste tipo de cancro.

Os investigadores analisaram amostras de sangue de 2.893 pacientes com cancro e de um grupo-amostra de 1.781 homens sãos, na Suécia.

Determinaram que as variações genéticas poderiam ser responsáveis de cerca de metade dos casos deste cancro no grupo estudado.

Os médicos determinaram também que quanto mais aumenta o número de variações maior é o risco.
Os homens com quatro ou cinco destes marcadores genéticos no grupo estudado tinham cerca de 4,5 vezes mais riscos de desenvolver um cancro na próstata.

Mas se os pacientes, além destas variações genéticas, tiverem um número significativo de pessoas atingidas pelo cancro da próstata na sua família, o seu risco de virem a sofrer desta patologia é então multiplicado por 9,5 comparativamente àqueles que não tem este tipo de antecedentes familiares, segundo os autores desta pesquisa, que surge no New England Journal of Medicine + .

Os autores do estudo revelam ainda que as variações genéticas identificadas não permitem prever a taxa de progressão do tumor.
Fonte: RTP/Agência Lusa