MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ENTIDADES PORTUGUESAS COOPERAM NA LUTA CONTRA A LEUCEMIA

Formação Clínica Avançada no domínio das doenças hemato-oncológicas e um acordo de investigação científica são algumas das iniciativas

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia + (APCL) vai assinar um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian + (FCG), para a Formação Clínica Avançada no domínio das doenças hemato-oncológicas, na próxima sexta-feira, numa cerimónia que será presidida pelo ministro da Saúde, António Correia de Campos + . Este programa, ao abrigo do qual dois especialistas portugueses estão já a fazer formação avançada em Clinical Research no Johns Hopkins Hospital, nos Estados Unidos da América, visa melhorar a prática clínica no combate às doenças hemato-oncológicas em Portugal.

A par deste protocolo, será celebrado um acordo de investigação científica, na área das células mesenquimentosas, entre a APCL, a José de Mello Saúde + , o Instituto de Biotecnologia + e Bioengenharia do Instituto Superior Técnico, o IPO de Lisboa e o Centro de Lusotransplante de Lisboa. Este projecto é uma experiência pioneira em termos europeus – realizada também na Suécia e na Holanda - tem por objectivo a optimização dos resultados em transplantes de Medula óssea + , método utilizado no tratamento de doenças como a leucemia.

No decorrer desta cerimónia, tomarão também posse os membros do Conselho Científico da APCL – quatro personalidades nacionais e quatro internacionais, das áreas da medicina e investigação clínica. Serão ainda anunciados os resultados da campanha, em curso, para o Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea, cujo número ultrapassa já os 100 mil (em 2002 não chegava aos dois mil dadores).

A iniciativa contará ainda com as presenças do presidente e da administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, respectivamente Rui Vilar e Isabel Mota, do presidente do Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia do Instituto Superior Técnico, Sampaio Cabral, do director da Lusotransplante de Lisboa, Hélder Trindade, do presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, Ricardo Luz, da direcção da APCL, Manuel Abecasis, e dos membros do Conselho Científico da APCL.

Fonte: Sapo Saúde