MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

FARMÁCIAS ON-LINE SÓ CERTIFICADAS

A Royal Pharmaceutical Society of Great Britain + (RPSGB) vai obrigar todas as farmácias virtuais Reino Unido a terem um certificado nas suas páginas web. O objectivo é evitar a existência de medicamentos à venda em sites ilegais.


A decisão de introduzir o Internet Pharmacy Logo + foi tomada após a entidade responsável pelo sector farmacêutico do Reino Unido ter apresentado um estudo onde revela que cerca de dois milhões de britânicos utilizam a Internet para a compra de medicamentos.


A RPSGB não está preocupada com estes números, mas com a existência de sites que não têm competências para comercializar este tipo de produtos devido à falta de qualificações profissionais para o fazer.

A acrescentar a estes dados, o estudo revela que um terço dos inquiridos respondeu desconhecer a legislação relativa às farmácias on-line. O maior perigo está nos sites falsos que vendem medicamentos não aprovados e que põem em risco a saúde pública, alega a associação.

A certificação vai assim estar nos sites de todas as farmácias britânicas com presença na Rede e terá um link para a RPSGB onde os cibernautas podem confirmar a sua legitimidade.

Citado pelo portal VNUNet + o director of practice and quality improvement da organização defende que «o público deve estar vigilante e aconselhamos que utilizem a presença deste logótipo, em conjunto com outras práticas de rotina, quando decidem se é ou não seguro comprar» medicamentos aí.
Fonte: IGOV