320 especialistas, de 43 países, reúnem-se, nos dias 18 e 19 de Janeiro, a partir das 9h00, em Lisboa, para debater novas “Armas” de combate à metastização óssea e de apoio à qualidade de vida do doente oncológico.Os maiores especialistas do mundo em metastização óssea reúnem-se, nos próximos dias 18 e 19 de Janeiro, a partir das 9h00, no Hotel Sheraton, em Lisboa, num debate, promovido pela Novartis + Oncology, sobre metastização óssea associada à progressão da doença oncológica e consequente perda de qualidade de vida que o doente sofre com o seu aparecimento.
Confirmada está a presença de 320 especialistas oncológicos, provenientes de 43 países, que representam a vanguarda do conhecimento e dos tratamentos clínicos na área da metastização óssea a nível mundial.
A maior parte dos cancros comuns como o cancro do pulmão, da próstata ou da mama metastizam para os ossos e a maioria dos doentes acaba por morrer destas doenças.
As consequências do envolvimento dos ossos por Tumores malignos + são catastróficas para o doente, e incluem dores ósseas intensas, baixos valores de células do sangue, hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue) ou fracturas patológicas.
O envolvimento dos ossos por Metástases + significa que a doença é incurável e que só terapêuticas paliativas (para atenuação dos sintomas mas sem o objectivo de curar) são possíveis.
Conclui-se que a Metástase Óssea não se cura. Evita-se. Perceba como.
O Professor Doutor Luís Costa – Director do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria + – e único médico português que integrou o painel de especialistas mundiais responsável pela revisão do artigo ‘Guidance on the use of bisphosphonates on solid tumours: recommendations of an international expert panel’ publicado no Annals of Oncology + , estará disponível para entrevistas nos dias 18 e 19 de Janeiro.
Fonte: Farmácia