Apesar do aumento significativo da utilização de cadeirinhas, quase metade dos pais não as usam correctamente. Que motivos há para este desfasamento?A evolução da utilização de cadeirinhas tem sido bastante positiva - ultrapassa claramente os dados que tinham sido traçados como objectivo no Plano Nacional de Segurança Rodoviário. Também os dados de protecção correcta têm vindo a aumentar de forma consistente, embora continuem a ser inferiores. Há que conseguir que no acto da venda dos equipamentos, seja feita uma explicação detalhada da forma correcta de utilização. Os pediatras deviam também chamar a atenção dos pais.
Os pais são mais cuidadosos com a protecção das crianças dentro das cidades do que nas auto-estradas. Que explicação pode ter? É de muito difícil explicação. Admito, no entanto, que o facto realmente imprevisível pode resultar de que o transporte na cidade é fundamentalmente uma rotina executada pelos pais, enquanto as contagens feitas em auto-estrada podem resultar de diferentes datas (16 de Setembro em 2007, provavelmente regresso de férias) em veículos com maior taxa de ocupação. É só uma hipótese.
Há melhoramentos a fazer na lei, no que respeita ao Transporte de crianças ?
Não existe necessidade de modificação da lei. Julgo, isso sim, que a fiscalização ao seu cumprimento, nomeadamente nos fins-de-semana em deslocações não rotineiras, devia ser incrementada.
A redução do IVA ajudaria a melhorar os indicadores?
Concordo inteiramente com a redução do IVA. É escandaloso que o IVA tenha baixado para os ginásios e não baixe para as cadeirinhas, que além do mais até são obrigatórias. No entanto, não acredito que seja esse facto que vá aumentar a sua utilização.
Fonte: JN