Desde o passado mês de Outubro, e durante os próximos três anos, a Dodot vai apoiar a UNICEF no seu trabalho pelo cumprimento dos direitos de todas as crianças do mundo. Recolher fundos para a Iniciativa para a eliminação do tétano materno e neonatal é uma das acções em que a Dodot participa activamente através da campanha “Juntos podemos salvar vidas - Uma embalagem, uma vacina”, mediante a qual já foram angariados 8 milhões de vacinas, superando assim os objectivos marcados inicialmente.
Como comenta Madalena Cotta, Responsável do Comité Português para a UNICEF pelas parcerias com empresas, “além de superar os objectivos definidos inicialmente, importa destacar a boa coordenação que, desde o início, tem existido entre a UNICEF e a Dodot, permitindo potenciar diversas oportunidades associadas a esta aliança, nomeadamente a captação de doadores regulares - “Amigos da UNICEF” - e a divulgação de informações sobre os direitos das crianças e sobre o trabalho da UNICEF”. Por outro lado, Glória Codinas, Directora de Comunicação da Dodot para a Península Ibérica, destaca que “esperamos que a campanha para a eliminação do tétano na qual estamos a colaborar seja apenas o primeiro passo de um longo caminho ao lado da UNICEF”.
O tétano neonatal – Juntos podemos salvar vidas
Apesar de erradicado em Portugal, o tétano é ainda responsável por mais de um milhão de mortes anuais no mundo, a maior parte das quais ocorrem em países em desenvolvimento.
A eliminação do tétano neonatal é possível através de medidas pouco sofisticadas, tais como a vacinação e práticas higiénicas durante o parto. Na realidade, a OMS + recomenda que as mulheres recebam cinco doses da vacina para que fiquem imunizadas para o resto da vida. Nas zonas onde é muito difícil pôr em prática esta recomendação, a estratégia deve centrar-se na administração de três doses às mulheres em idade fértil, que as protege durante pelo menos 15 anos. Se a mãe estiver protegida, a sua imunidade é extensiva ao bebé, que beneficiará de protecção durante os primeiros meses de vida. Depois, a criança deve ser imunizada de acordo com o calendário de vacinação.
O êxito da erradicação depende também da participação dos países desenvolvidos em programas de saúde através de planos específicos de prevenção do tétano. Por isso, a Dodot decidiu colaborar nesse esforço através da doação de vacinas contra o tétano neonatal para países onde os níveis de cobertura de vacinação são mais baixos. Anualmente morrem aproximadamente 30.000 mães e 257.000 bebés recém-nascidos devido a esta doença.
A ajuda dos países desenvolvidos é vital
A ajuda dos países desenvolvidos é essencial para os países em desenvolvimento. Segundo o Dr. Jose Arena, Pediatra Neonatalogista - Hospital Donostia, “os últimos dados disponíveis acerca da cobertura de vacinação no Terceiro Mundo revelam uma diminuição progressiva da doença, embora esta diminuição não seja uniforme. No relatório da OMS de Fevereiro de 2007 pode constatar-se que em 40 dos 48 países considerados de alto risco, foram implementadas campanhas de vacinação anti-tetânica, que protegeram mais de 70 milhões de mulheres e permitiram eliminar o tétano materno e neonatal em 10 destes países. Contando com a continuação do compromisso internacional e com o financiamento adequado, espera-se que a doença fique limitada a apenas 11 países em 2009”.
Através da colaboração de empresas e de outras organizações, a UNICEF pode levar a cabo programas que ajudam a melhorar a situação das crianças nos países em desenvolvimento. Como refere Madalena Marçal Grilo, Directora Executiva da UNICEF Portugal, “as empresas são um agente fundamental na defesa dos direitos da infância. A Dodot assim o entendeu e a sua aliança com a UNICEF representa um importante apoio para a vacinação de centenas de milhares de crianças, e também um excelente veículo para a divulgação da acção da UNICEF no mundo. O acordo da Dodot e da UNICEF é um claro exemplo de iniciativas que, de facto, contribuem para o cumprimento dos direitos da criança, neste caso, do direito à saúde, fundamental para todas as crianças”.
Acerca da UNICEF - www.unicef.pt
A UNICEF trabalha no terreno em mais de 150 países e territórios para ajudar as crianças a sobreviver e a desenvolver-se, desde os primeiros anos de vida e ao longo da adolescência. A UNICEF, que é o maior fornecedor de vacinas dos países em desenvolvimento, apoia a saúde e Nutrição + infantil, o acesso a água potável e saneamento, uma educação básica de qualidade para todos, rapazes e raparigas, e a protecção das crianças contra a violência, a exploração e a SIDA. A UNICEF é inteiramente financiada por contribuições voluntárias de particulares, empresas, fundações e governos.
Acerca da Dodot - www.dodot.com
A Dodot é uma marca especializada no desenvolvimento de produtos para a higiene diária do bebé e está comprometida com as mães e pais para conseguir o máximo bem-estar para os seus filhos. A Dodot colabora activamente desde há mais de 20 anos com a Associação Espanhola de Pediatria no desenvolvimento de programas de investigação nas áreas do cuidado e da saúde infantil, com o objectivo de apoiar os pediatras e os pais no seu trabalho de educadores.
Partilhe: del.icio.us