As fotografias publicadas nos jornais diários portugueses em 2007 mostram uma diminuição da frequência e intensidade do sorriso relativamente ao período 2003-2006, revela um estudo divulgado hoje pela Universidade Fernando Pessoa + (UFP), Porto.
O autor do estudo, Freitas-Magalhães, director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção + da UFP, concluiu que «a face neutra e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais diários portugueses» em 2007.
O investigador concluiu ainda que «as mulheres sorriem mais do que os homens, independentemente da idade», e que as crianças apresentam, mais frequentemente, o sorriso largo do que os adultos.
O estudo envolveu a análise de cerca de 40 mil fotografias publicadas entre Janeiro e Dezembro de 2007.
O projecto «Uma década do sorriso português» começou com a análise de 116 mil fotografias publicadas nos diários portugueses entre 2003 e 2005.
Freitas-Magalhães prosseguiu o estudo com a análise de cerca de 48 mil fotografias publicadas em 2006, tendo concluído que havia já uma diminuição na frequência e intensidade do sorriso, devido a um contexto social desfavorável.
Freitas-Magalhães é docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP e vencedor do prémio «Professor Internacional do Ano 2007», atribuído pelo Centro Internacional de Biografias de Cambridge, Inglaterra, pelas suas «investigação e prática educacional, inéditas e inovadoras».
Fonte: Portugal Diário