MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 2 de fevereiro de 2008

FALTA DE VITAMINA E CONDUZ À DECADÊNCIA FÍCICA NOS IDOSOS

A baixa concentração sanguínea de vitamina E, geralmente associada a uma má alimentação, foi relacionada com a decadência das funções físicas em idosos, de acordo com um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association + ”.


A pesquisa foi realizada com 698 pessoas com mais de 65 anos na Toscana, Itália, entre Novembro de 1998 e Maio de 2000. Essas pessoas também foram monitorizadas durante três anos, de 2001 a 2003.


Os cientistas mediram a proporção sanguínea dos vários micro-Nutrientes + deste grupo, entre eles as vitaminas E, B6, B12 e D. Também foram avaliadas as condições físicas em relação a testes padrões, conseguindo estabelecer uma correlação entre uma baixa concentração de vitamina E e uma diminuição das capacidades físicas.

Outra análise dos dados mostrou que a falta de vitamina E é a principal causa da diminuição das capacidades físicas a partir dos 81 anos.

"Esses estudos mostram que um aumento do Stress + oxidativo conduz a danos musculares ou do ADN + , exacerba a arteriosclerose e contribui para uma degeneração dos Neurónios + ", explica no artigo, a co-autora da investigação, Benedetta Bartali, da Yale School of Medicine (Connecticut).


Sob efeito do stress, o organismo já não está em condições de neutralizar a produção de Radicais livres + que oxigenam as células e acelera seu Envelhecimento + .
Fonte: Médicos na Internet