MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 16 de fevereiro de 2008

PREVENIR A MENOPAUSA DÁ QUALIDADE DE VIDA


Ao atingirem os 50 anos, as mulheres deparam-se com um novo desafio: a menopausa. Não se trata de uma doença mas sim de uma nova fase que tem que ser encarada de uma forma natural.





Esta questão esteve, ontem, em debate no âmbito da V Reunião Ibérica de Menopausa + , que reúne até hoje especialistas da Madeira, e não só, na discussão desta problemática.


O secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos + , que presidiu à cerimónia de abertura, chamou a atenção das mulheres para que previnam a entrada na menopausa, por forma a ganharem mais qualidade de vida.

Por outro lado, advertiu os médicos para que, nesta fase da vida, prestem o devido acompanhamento às mulheres.

As alterações fisiológicas e morfológicas associadas à menopausa representam um aumento de risco de doenças, tal como a Osteoporose + , as Doenças cardiovasculares + e oncológicas, explicou.

Para evitar males maiores, as mulheres devem adoptar estilos de vida saudável, através da actividade física, Alimentação equilibrada + , evitar o Tabaco + e o Álcool + , entre outras situações.

Os conselhos foram partilhados por Miguel Ferreira, director do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Central do Funchal + . O especialista adiantou que há outros factores de risco que, nalguns casos, têm que ser compensados com medicação.

Tendo em conta o aumento da esperança de vida do sexo feminino em cerca de 30 anos, advertiu que a prevenção deve ser precoce, para que as mulheres não cheguem aos 70 anos e fiquem dependentes, com custos para a doente e familiares.

Contudo referiu que a necessidade de prevenir já se começa a fazer sentir porque aos poucos as mulheres vão-se apercebendo da importância de adoptarem outros comportamentos.

Élia Freitas
Fonte: JM