MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

segunda-feira, 7 de abril de 2008

CRIANÇAS ENURÉTICAS SOFREM DE DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO CEREBRAL, DISTÚRBIOS DO SONO E DE DISFUNÇÃO DA BEXIGA




Joana Borges



Segundo a International Children’s Continence Society (ICSS) as crianças que sofrem de Enurese Nocturna Primária (ENP) – também conhecido por fazer chichi na cama - apresentam perturbações ao nível da função cerebral, distúrbios do sono e disfunção da bexiga. Metade dos pais ignora esta problemática, e limitam-se a aguardar na esperança que a situação se resolva por si só.



Durante cerca de nove anos foram realizados três estudos com 264 crianças de Hong Kong, no qual foram avaliadas as diferenças relativamente à qualidade do sono, funcionamento do sistema nervoso central e performance cognitiva das crianças enuréticas em comparação com as crianças não-enuréticas. No primeiro estudo, compararam-se os padrões de sono de crianças enuréticas (35 crianças) e de crianças não-enuréticas (21 crianças de idades equiparadas).


As crianças foram observadas durante o sono através da polissonografia e monitorização contínua da bexiga. Concluiu-se que as crianças enuréticas apresentam uma qualidade de sono inferior às crianças não-enuréticas. As primeiras são frequentemente despertadas pela actividade da bexiga, e consequentemente, sofrem de distúrbios do sono, sono fragmentado, e privação de sono.


O segundo estudo comparou as consequências ao nível do funcionamento do sistema nervoso central das crianças enuréticas (52 crianças) e das crianças não-enuréticas (15 crianças de idades equiparadas).


Os resultados demonstraram que as crianças que fazem chichi na cama sofrem danos ao nível da função do tronco, região do cérebro que influencia o sono e outras funções fisiológicas vitais. No entanto, após o tratamento adequado para a ENP, são alcançados resultados normais quando comparados com os valores que apresentam as crianças não-enuréticas.


O terceiro estudo investigou o desempenho cognitivo de crianças enuréticas (95 crianças) e crianças não-enuréticas (46 crianças de idades equiparadas), foram avaliadas em termos de inteligência, concentração e atenção, memória a curto e longo prazo, rapidez de aprendizagem, rapidez de processamento e reacção. As crianças enuréticas apresentaram um pior desempenho nos testes realizados, demonstrando uma diminuição global do desempenho cognitivo.


Contudo, seis meses de tratamento combinado bem sucedido com a inclusão de medicação com a desmopressina e uroterapia (sendo o objectivo a correção da disfunção da bexiga) resultaram em melhorias significativas com a normalização dos distúrbios do sono, funções do tronco cerebral e desempenho cognitivo aumentado.


Segundo o Professor C. K. Yeung, Presidente da ICSS e investigador, «estes estudos permitiram um avanço na compreensão da enurese nocturna e sabemos agora que existe um diálogo entre a bexiga e o cérebro, em que a disfunção da bexiga pode induzir distúrbios do sono, diminuição significativa das funções do sistema nervoso central e da performance cognitiva. Mais importante, todos estes parâmetros podem ser corrigidos e significativamente melhorados após um correcto diagnóstico e um tratamento bem sucedido focalizado na disfunção da bexiga, o que melhorará significativamente o bem-estar das crianças enuréticas».


A enurese nocturna é a emissão involuntária de urina durante o sono que ocorre em crianças com mais de cinco anos de idade e na ausência de qualquer defeito do sistema nervoso central. Esta disfunção é comum e os índices de prevalência são semelhantes em todo o mundo. Na Europa, mais de cinco milhões de crianças sofrem de “chichi na cama” e esta condição é mais comum nos rapazes do que nas raparigas.





International Children’s Continence Society (ICCS)



O objectivo principal da ICCS é melhorar a qualidade e esperança de vida de todos os indivíduos com deficiência no funcionamento da bexiga, como problemas de armazenamento e de emissão da urina. A ICSS pretende aproximar-se deste objectivo aumentando em todos os aspectos o conhecimento nesta área problemática.





Fonte: Best News®