Dr. Carlos Reis
Prevenir. Prevenir. Prevenir. A melhor forma de resolver qualquer problema é evitar que ele aconteça. Os que se enquadram na Saúde Estética da Mulher como a obesidade, gorduras localizadas, celulite, entre outros, não fogem à regra. Para os resolver, não deixe que apareçam. Como?
Alimentação. Algumas regras simples:
1 . Hidratos de Carbono à noite
Para quê ingerir grande quantidade de Hidratos de Carbono à noite, se, a seguir, nos vamos sentar ou deitar a ver a te-levisão e a dormir. Assim, ao jantar não será necessário co-mer mais de duas colheres de sopa de arroz ou massa ou uma batata (dependendo do metabolismo e actividade de cada pessoa e do resto do dia alimentar, se não houver de todo arroz ou batata ou massa ao jantar não se perde nada). Transferir a fruta para o resto do dia de modo a evitá-la à noite (é outra fonte de açúcar). Nada de leitinho com cereais antes de ir para cama, ou mesmo nela. Na sua maior parte, os cereais têm muito açúcar escondido. A ingerir, que seja em alturas em que o nosso organismo tenha tempo para gastar essa energia. Não esquecer: a Alimentação não repara, prepara.
2 . Compensar
Se fui lanchar um belo croissant com fiambre ou uma bola de Berlim, fiz muito bem (se não tenho peso a mais), mas o meu jantar será sopa e uma salada. Mais nada. Se fui jan-tar fora ao Rodízio com tudo a que tinha direito, amanhã como uma peça de carne branca ou peixe com salada ao almoço e sopa e salada ao jantar (sem fruta). É fundamental a noção das compensações: posso comer agora o que sei não ser o mais correcto sem qualquer peso na consciência, mas depois terei de cortar na altura e forma adequadas para compensar esse excesso.
3 . Não estar mais de 3 horas sem comer
Se ficarmos muitas horas sem comer despoletamos mecanismos no nosso organismo que conduzem ao consumo de massa muscular e acumulação de gordura com mais fa-cilidade. É dos maiores erros que cometemos e um dos prin-cipais responsáveis pelos pneus e pelo aumento das medidas nos glúteos e coxas, por exemplo.
Exercício físico
Caminhar 45 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.
Atenção: não é passear a ver montras. Se não der para sair de casa, por isto ou aquilo, usar os tapetes ou bicicletas es-táticas. O tempo não pode ser desculpa... a não ser que exis-tam problemas ósseos e de articulações.
Estímulo da circulação
Refiro aqui este ponto porque, em milhares de senhoras com celulite que tenho visto, grande parte, senão todas, apresenta problemas circulatórios, principalmente ao nível linfático. Esta será uma das principais causas do aparecimento da "casca de laranja". O que podemos fazer? A caminhada aju-da, o salto alto e a calça justa prejudicam, o estar sentada todo o dia prejudica (aqui ponha o telemóvel a tocar de 20 em 20 minutos e quando ouvir o som levante-se e ande, mais que não seja desça e suba as escadas a pé; invente qualquer coisa mas mexa-se), o estar de pé, parada, muitas horas pre-judica, passar água fria nas pernas e quente de novo (choque térmico), pode ajudar, uma auto-massagem nas pernas com movimentos correctos após o banho pode ajudar. Em casos mais problemáticos, tratamentos específicos em Clínicas podem ser benéficos.
O mais importante, porém, é termos consciência de que é preciso manter os bons hábitos, e nada melhor para nos ajudar a conseguir os nossos objectivos do que recorrer a ajuda especializada.
Dr. Carlos Reis
Nutricionista das Clínicas Persona