Carla Rodrigues
Em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Crioestaminal - empresa pioneira e líder em Portugal na criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical - realiza no dia 21 de Fevereiro, às 14h30, no auditório da ESEP, um workshop dedicado às futuras mães.
Denominada "Conversas entre Barriguinhas", a sessão integra quatro conferências dedicadas aos temas "Criopreservação de Células Estaminais do Sangue do Cordão Umbilical", "Comunicação Intra-uterina", "Como cuidar da Pele do Bebé desde o nascimento" e "Alimentação e Nutrição do Bebé". As palestras são uma oportunidade para o debate de questões pertinentes relacionadas com o período de gestação que, por vezes, suscitam dúvidas às futuras mães numa fase da vida em que tudo é novidade.
Depois do sucesso registado em 2008, com a implementação deste tipo sessões de esclarecimento e formação, que então mobilizaram mais de 1.000 pessoas, a Crioestaminal decidiu apoiar, ao longo deste ano e no âmbito do seu projecto CrioGrávidas, a realização de um novo ciclo, procurando ir ao encontro dos futuros pais.
Além das palestras que vão decorrer na Escola Superior de Enfermagem, em Lisboa e no Porto, a Crioestaminal vai realizar, nas instalações do Biocant Park - Cantanhede, acções de formação desta natureza que incluem uma visita guiada aos laboratórios da empresa onde é feita a criopreservação das células estaminais.
Próximos eventos:
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
> 6 e 31 de Março, 30 de Abril e 22 de Maio
Escola Superior de Enfermagem do Porto
> 21 de Fevereiro, 4 de Abril, 16 de Maio, 13 Junho e 11 Julho
Instalações da Crioestaminal (Biocant Park - Cantanhede)
> 21 de Março e 30 de Maio
Sobre a Crioestaminal e a importância da criopreservação de células estaminais
Criada em 2003 por profissionais e empresas da área da saúde, a Crioestaminal é hoje uma referência sempre que se fala da criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos. Como empresa pioneira nesta área e com uma posição líder no mercado ibérico, a Crioestaminal aposta na criação e diversificação de serviços e nos projectos de investigação e desenvolvimento.
Até ao momento, são mais de 20 mil o total de pais que aderiram no País a esta técnica e que a consideram a certeza da saúde futura dos seus filhos. Esta realidade confirmar a solidez, experiência, qualidade e segurança que a empresa cumpre ao serviço da saúde e que a tornam uma referência no momento de optar pela criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical.
A Crioestaminal é a entidade de criopreservação pioneira e líder em Portugal no isolamento e criopreservação de células estaminais que ofere a certificação em Gestão de Qualidade ISO 9001:2000 pelo grupo internacional TÜV Rheinland, líder em certificação, inspecção e formação. Em Portugal, é a única empresa de criopreservação com transplantes realizados.
Actualmente, a sua utilização centra-se na área da hemato-oncologia, mas está a ser investigada, em todo o mundo, a utilização de células estaminais em doenças como enfarte do miocárdio, lesões vasculares, diabetes, AVC e muitas outras. Estão, também, em curso diversos estudos tendo em vista o desenvolvimento de métodos que permitam a multiplicação das células estaminais e o alargamento do seu leque de aplicações clínicas.
Fonte: LPM Comunicação