MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 28 de março de 2009

COMISSÃO EUROPEIA MOBILIZA JOVENS PARA LUTA CONTRA O TABACO



Marta Santos


A Comissão Europeia (CE) volta a envolver activamente os jovens na campanha ‘HELP - Por uma Vida Sem Tabaco', incentivando-os a dar o exemplo e a demonstrar que fumar já não é cool. Neste sentido, a CE promoveu um encontro em Praga, onde representantes de várias associações de jovens da UE receberam formação e informação sobre os perigos e efeitos nocivos do tabaco.





Nesta reunião, onde estavam presentes representantes das associações europeias de estudantes de medicina, de enfermagem e de psicologia, os jovens aprenderam a efectuar testes de medição de monóxido de carbono, a interpretar os resultados e a perceber o verdadeiro impacto do tabaco.




Com a ajuda da CE, várias associações de jovens dos países da União - destaque, em Portugal, para a Associação Nacional de Estudantes de Medicina - comprometeram-se já a participar activamente na campanha HELP e a passar a mensagem anti-tabaco. "A participação activa dos jovens nesta campanha é fundamental para incentivar a nossa geração", explica Christos Chronis, Tobacco Initiative Project Coordinator da IFMSA (International Federation of Medical Student's Association).




Neste sentido, a operação de medição de CO integrada na campanha HELP - Por uma Vida Sem Tabaco contará este ano com a ajuda das associações de jovens, os quais irão realizar os testes e informar a população.




Nos 27 países da UE deverão realizar-se cerca de 250 acções de sensibilização, nomeadamente em eventos dirigidos aos jovens. Na Irlanda, por exemplo, a campanha marcou presença na ‘Debs and Student Fashion Expo', onde a conhecida modelo irlandesa Ruth O'Neill deu o exemplo ao realizar o teste de medição de CO. Em Portugal, a campanha já visitou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Liceu Camões, tendo-se realizado cerca de 450 testes.




Sendo na adolescência que a maioria das pessoas começa a fumar (por curiosidade ou influência do ambiente social e cultural), a Comissão Europeia considera que é necessário continuar a apostar nesta faixa etária, com maior incidência nas mulheres, dando-lhes a conhecer os perigos do tabaco e ajudando-os a resistir à pressão social para iniciar o vício. Torná-los uma peça fundamental desta campanha é a melhor forma de atingir o objectivo final: uma Europa sem tabaco.





Notas:
- "Os pontos de vista expressos nunca poderão ser entendidos como a afirmação de uma posição oficial da Comissão Europeia".








Fonte: IMAGO - Imagem e Comunicação, S.A