MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CUIDE DO SEU CORAÇÃO!



Susana Jacinto




A Roche Diagnostics associa-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia na iniciativa "Desafio do Coração", uma acção que se desenrola de 21 a 23 de Maio, das 10h00 às 18h00, no Estádio Universitário.






Inserido nas actividades de "Maio, mês do Coração", o "Desafio do Coração" tem como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis, em relação à alimentação e à prática de actividade física.





A Roche Diagnostics participa nesta iniciativa, avaliando os níveis de colesterol total de todos os participantes do Desafio. Desta forma, pretende-se alertar para a necessidade de vigiar e controlar os níveis de colesterol, um dos principais factores de risco cardiovascular.






O nível de colesterol elevado, aliado à hipertensão e excesso de peso, é a principal causa para o desenvolvimento de doença cardiovascular em Portugal. O nosso país tem a maior incidência de Acidentes Vasculares Cerebrais, sendo as doenças cardiovasculares responsáveis por cerca de 40% dos óbitos. No ano de 2005, em cada 14 minutos, morreu um indivíduo por doença cardiovascular (sobretudo AVC e enfarte do miocárdio).





Os doentes cardiovasculares geralmente apresentam elevados valores de colesterol total no sangue. À medida que o colesterol aumenta, aumenta também o risco de doença coronária. Quando comparados com indivíduos com níveis moderados de colesterol no sangue (<> 240 mg/dl) apresentam o dobro do risco de vir a sofrer um ataque cardíaco ou um AVC.





Do mesmo modo, pelo menos 80% dos eventos cardiovasculares pode ser atribuído aos 3 factores de risco mais importantes: colesterol total, tabagismo e tensão arterial. De acordo com os resultados, o controlo regular dos níveis de colesterol tem um efeito positivo sobre o comportamento do utente. Neste sentido, o primeiro passo no tratamento da hipercolesterolemia constitui a avaliação do estado do risco das pessoas e inclui a medição do colesterol total.









Fonte: Porter Novelli