MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Febre de Dengue


A infecção é provocada por um flavivírus, e transmite-se através da picada dos mosquitos do género Aedes, particularmente Ae. aegypti, infectados com o vírus, não ocorrendo transmissão pessoa a pessoa. Os vectores existem em extensas áreas do Globo, particularmente nas regiões tropicais e subtropicais.
Até ao momento não foram detectados mosquitos daquele género em Portugal Continental, pelo que não há risco de emergência de casos indígenas. Todos os casos até à data diagnosticados foram importados de regiões endémicas.
Existem 4 serotipos de vírus, sendo a imunidade serotipo-específica. A doença tem um período de incubação de 3 a 7 dias, podendo prolongar-se até 14 dias. Os sintomas do dengue surgem entre 3 a 14 dias após a picada do mosquito infectado. A doença manifesta-se, geralmente, por febre, dores de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele e, embora mais raramente, por um quadro hemorrágico.
Epidemias de dengue foram identificadas no Brasil desde o século XIX. Em todos os Estados do Brasil, o dengue é reconhecido como problema de Saúde Pública. Para além do Brasil, o dengue encontra-se, igualmente, difundido na maioria das regiões tropicais e subtropicais do Globo.
A principal medida de prevenção é a protecção individual contra a picada do mosquito, uma vez que não existe vacina para esta doença.
Documentos:
Mais informação:
Fonte: DGS