MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

domingo, 14 de outubro de 2007

20 mil têm doenças reumáticas

São precisos mais reumatologistas e mais espaço para a especialidade no hospital
Por força de uma esperança de vida cada vez mais alargada e entre outras razões menos científicas, a prevalência das doenças reumáticas está a aumentar em Portugal e no Mundo. Estimativas recentes apontam para que 20 mil madeirenses sofram de alguma patologia do foro reumatológico.

O director da Unidade de Reumatologia do Hospital Central do Funchal , Alberto Quintal diz que entre as doenças mais prevalentes na Região encontram-se a Artrose (do joelho e da coluna), a Artrite reumatóide , a gota, a Osteoporose e a Fibromialgia . O número de casos de doenças musculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho está também a aumentar.
É devido à cada vez maior incidência das doenças reumáticas que Alberto Quintal afirma que o maior desafio da Reumatologia prende-se com a falta de especialistas em Portugal.
No Hospital Central do Funchal prestam serviço apenas três os reumatologistas. Um interno está agora a terminar a especialidade e dentro em breve poderá aumentar o núcleo clínico da unidade. Mesmo sendo um grupo pequeno, todos os anos atendem cerca de cinco mil doentes no Hospital, a maioria em situação ambulatória. É por isso que o responsável refere a importância de haver mais espaço hospitalar para a especialidade. Para minorar as lacunas, Alberto Quintal defende que deve haver uma maior ligação com os centros de saúde, já que, na maior parte das vezes, são os clínicos gerais ou especialistas em Medicina Geral e Familiar os primeiros a 'responder' a queixas dos pacientes.
Programa regional já existe
A Região já tem um programa no âmbito da prevenção e diagnóstico precoce das doenças reumáticas. Alberto Quintal explica que o programa "já existe" "embora não ainda em velocidade de cruzeiro
Mesmo assim, algumas iniciativas estão já a ser preparadas. Além das 3ª Jornadas de Reumatologia da Madeira que podem ser incluídas no âmbito dos objectivos do programa, Alberto Quintal adianta que serão promovidas acções de formação para especialistas em Medicina Geral e Familiar e clínicos gerais, "no sentido do diagnóstico precoce das doenças reumáticas".
Para tal, serão distribuídos pelos médicos dos centros de saúde da Região um livro de bolso chamado 'Regras de Ouro em Reumatologia'. "Os livros já estão na Direcção Regional de Planeamento e Saúde Pública e dentro em breve a distribuição vai ter início", acrescenta.
Jornadas em Novembro
É já nos próximos dias 2 e 3 de Novembro que se realiza, no Hotel CS Madeira Atlantic Resort, as 3ª Jornadas de Reumatologia da Madeira. Alberto Quintal, membro da comissão organizadora, refere que na iniciativa estarão representadas quase todas as unidades hospitalares de Reumatologia do país.
Segundo o responsável, nas jornadas participam especialistas de renome no âmbito da reumatologia portuguesa, caso de Jaime Branco, Armando Malcata, Canas da Silva. Além disso, ao Funchal virá Maurizio Cutolo (Universidade de Génova) que vem falar sobre a nova técnica da Capilaroscopia. "Já existe na Madeira", acrescenta Alberto Quintal.
Com um primeiro dia dedicado especialmente aos reumatologistas, no segundo dia de congresso os visados serão os especialistas em Medicina Geral e Familiar, para que eles estejam mais sensibilizados para aqueles que podem ser os primeiros sinais de uma doença reumática.
As inscrições nas jornadas estão a decorrer e podem ser feitas na Biblioteca do Hospital Central do Funchal e através da 'ADMédic' (telefone nº 21 8429710).
Ana luísa Correia
Fonte: DN