MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 20 de outubro de 2007

Melão e Melancia

São da mesma família, refrescantes e saudáveis. Desfazem-se como água na boca. São uma fonte cheia de vitaminas e sais minerais. No Verão poucos lhes resistem.
São da família das "cucurbitáceas", mas isso provavelmente poucos de nós o sabemos. Todos os conhecemos por melão e melancia e quase todos apreciamos as suas propriedades refrescantes. Simultaneamente doces e aquosas, dão vontade de comer até fartar.
São a fruta do Verão por excelência, o melão é mesmo uma fruta portuguesa e a melancia há muito que assentou arraiais na agricultura nacional. Ambos possuem propriedades nutricionais e medicinais que os tornam, além de saborosos, um precioso auxiliar do funcionamento do corpo humano. Senão vejamos:

Melão: boas notícias para as mulheres
Fonte abundante de fibras, o melão possui grandes quantidades de beta-caroteno (pro-vitamina A) e de vitaminas C e do complexo B. Além disso, é rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre. Mas tanta "riqueza" não tem consequências negativas no valor calórico, já que por cada 100 gramas de melão se estão a ingerir apenas 29,9 calorias.
É o alto valor em potássio que torna o melão indicado para doentes cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas com afecções do Fígado + , como hepatites, Cirrose + hepática e cálculos. É igualmente recomendado na prevenção e no tratamento da gota, reumatismo e prisão de ventre. Mas, atenção, se ingerido em excesso pode causar cólicas e diarreia.
Além disso, é fortificante, calmante e diurético, ajudando ainda à coagulação do sangue. Mas, para as mulheres, uma boa notícia é a de que o melão ajuda a normalizar a menstruação durante a menopausa e activa a circulação.

Melancia: uma ajuda na prevenção do cancro
A melancia não é água mas quase: 92% da sua polpa é constituída por água, o que a torna um bom substituto do líquido natural para quem não consegue beber a dose diária indispensável. Tal como o melão, a melancia é senhora de excelentes qualidades nutricionais, possuindo hidratos de carbono, beta-caroteno e vitaminas C e B em boas quantidades. Cálcio, fósforo e ferro são sais minerais que fornece também em abundância.
Menos conhecida era até há pouco tempo a presença dos compostos licopeno e glutatina, que protegem o organismo contra o cancro e a oxidação celular. Mas a melancia é deles uma boa fonte, o que constitui mais uma boa razão para a consumirmos.
Boas razões têm também as pessoas que sofrem de tensão alta, reumatismo ou gota. A melancia é ainda eficaz no tratamento da acidez estomacal e de problemas da boca e da garganta, provoca a eliminação de ácido úrico, limpando o estômago e o intestino.
Estes são "segredos" bem guardados por dentro das cascas grossas do melão e da melancia. Uma mão cheia de qualidades que agora certamente nos farão saborear melhor cada fatia.
Fonte: Sapo Saúde