
Para assinalar o início da Semana do Diabético, hoje, dia 7 de Novembro, o presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), Paulo Madureira, alerta as entidades competentes para a necessidade de comparticipação das bombas de insulina em Portugal, justificando que este dispositivo já é comparticipado na maioria dos países europeus e que está comprovado que melhora a qualidade de vida dos diabéticos. Em Portugal existem cerca de 650 mil portugueses diagnosticados com diabetes. Estima-se que 65 mil portugueses sejam diabéticos tipo 1.
Paulo Madureira está preocupado com o futuro dos diabéticos portugueses "Não compreendo porque é que este assunto continua a arrastar-se. Com a comparticipação da bomba de insulina até poderemos poupar dinheiro ao Governo no futuro, porque muitos jovens diabéticos vão poder prevenir as complicações tardias associadas à diabetes, como a cegueira, ou as amputações dos membros.”
Enquanto o Governo não se decide a ajudar, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal vai apoiar dois jovens diabéticos carenciados ao oferecer duas bombas de insulina, amanhã, às 11 horas, para provar a melhoria deste dispositivo na vida destes dois jovens.
Este tema, entre outros destaques, será debatido na cerimónia de abertura da semana do diabético, no dia 7 de Novembro, quarta-feira, às 11 horas, no Centro Comercial das Amoreiras (Praça Central, Piso 1). Esta data será assinalada pela apresentação das iniciativas da Semana do Diabético, pela inauguração da exposição de fotografias da expedição ao Toubkal, pelo testemunho de vários jovens diabéticos, pela intervenção de médicos endocrinologistas e pela oferta das bombas de insulina a dois jovens diabéticos, que estarão igualmente presentes.
Sobre a diabetes
A diabetes do tipo 1 é uma doença para toda a vida, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo precisa e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. Os diabéticos do tipo 1 necessitam de receber tratamento com insulina para sobreviverem.
Segundo os dados da Federação Internacional da Diabetes, a diabetes afecta 246 milhões de pessoas a nível mundial e prevê-se que este número atinja os 380 milhões em 2025. Todos os dias são diagnosticadas 200 novas casos de crianças com diabetes tipo 1 e estima-se que, em todo o mundo, mais de 440 mil crianças com menos de 14 anos têm diabetes tipo 1. Em Portugal existem cerca de 650 mil portugueses diagnosticados com diabetes. Estima-se que 65 mil portugueses sejam diabéticos tipo 1.
Sobre a Terapia com Bomba de insulina
A bomba de insulina é um pequeno dispositivo electrónico que contém um reservatório com insulina de acção rápida e que ligada a um tubo fino conduz a insulina até um cateter colocado debaixo da pele. Este dispositivo médico permite acabar com as múltiplas injecções diárias e reduz as complicações de saúde a longo prazo, uma vez que permite um maior controlo da diabetes. Com a terapia com bomba de insulina, em vez de 4 picadas diárias, basta uma de 3 em 3 dias, evitando assim, em média, 120 injecções por mês.
Fonte: Hill and Knowlton