MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

domingo, 4 de novembro de 2007

FARMÁCIA DO PORTO VENDE VACINA A PREÇO DE CUSTO

Medida pioneira a nível nacional
Uma farmácia do Porto vende uma das
Vacinas + que previne o Cancro do Colo do Útero ao preço de custo 390 euros (menos 91 do que o valor a que é comercializada). A outra vacina, lançada recentemente, é vendida ao mesmo preço, o que representa um desconto de 43 euros relativamente ao preço habitual.
A ideia surgiu a Carlos Almeida quando começou a verificar que muitos clientes saírem da Farmácia Santa Catarina sem comprarem a vacina que protege do Vírus do Papiloma Humano (HPV + , o mais frequente causador da doença) a primeira a ser comercializada em Portugal.
Cada uma das três doses necessárias custa 160 euros, o que perfaz um total de 481 euros. Uma quantia incomportável para a grande maioria das famílias, como rapidamente o director técnico da farmácia constatou. Em meados do mês passado, Carlos Almeida assumiu uma atitude pioneira a nível nacional, ao que tudo indica, já que a Associação Nacional de Farmácias + não tem conhecimento de outros casos, e resolveu abdicar da margem de lucro e vender o produto ao preço de custo.
O farmacêutico também efectuou um acordo com uma linha de crédito, exclusiva para estas vacinas, que permitia o pagamento em 12 prestações. Mas a intenção esbarrou na ilegalidade, uma vez que a legislação em vigor não permite que os medicamentos sejam adquiridos com o recurso a crédito, nem sequer a prestações.
Fonte: Médicos na Internet