Integrado nas III Jornadas de Reumatologia da Madeira mais de 100 profissionais de saúde vão se reunir, amanhã, no Funchal, para debater algumas temáticas relacionadas com as doenças reumáticas.Durante dois dias, muitos temas relacionados com a Reumatologia irão ser debatidos por profissionais do Serviço Regional de Saúde + e por médicos especialistas do Continente e da Região Autónoma dos Açores. Segundo o Dr. Alberto Quintal, director do Serviço de Reumatologia do Hospital Central do Funchal + , as III Jornadas de Reumatologia assumem uma dimensão de Congresso nacional dada ao elevado número de inscrições de profissionais de Saúde do Continente.
Do programa podemos destacar a conferência plenária proferida pelo Professor Doutor Maurizio Cutolo da Universidade Génova. Este profissional de renome internacional irá falar sobre as doenças reumáticas.
A anteceder a abertura oficial das III Jornadas, agendada para as 11:00 horas, o tema "Factos e Mitos na Reumatologia" será objecto de reflexão por parte dos participantes. Esta temática assume alguma importância, segundo Dr. Alberto Quintal, pois pretende desmistificar alguns «mitos» relacionados com as doenças reumáticas.
Para além dos médicos especialistas na área da Reumatologia, estas Jornadas irão contar com a presença de médicos da Medicina Familiar e Clínicos Gerais. A sua participação é muito importante pois são estes profissionais que muitas vezes fazem o diagnóstico da Reumatologia. Por isso, O Dr. Alberto Quintal defende uma aposta contínua na articulação dos Cuidados de Saúde primários e dos hospitalares.
No segundo dia de debate e de reflexão há que destacar a Conferência proferida pelo Professor Doutor João Eurico Fonseca, intitulada: "Terapêuticas Biológicas - Pensamentos actuais".
O encerramento das III Jornadas de Reumatologia da Madeira está previsto para o próximo Sábado, pelas 13:00 horas.
Fonte: SRS