O que é a cárie dentária? O que é a placa bacteriana? Como se identificam as cáries? Como se tratam as cáries? É possível prevenir o aparecimento das cáries?
A cárie é uma doença específica dos dentes, causada pelas bactérias presentes na placa bacteriana. Quando a higiene é incorrecta ou insuficiente, estas produzem ácidos por fermentação dos restos alimentares (em especial os ricos em hidratos de carbono) que perfuram e destroem o dente.
É uma película esbranquiçada que se deposita nas superfícies dos dentes, formada por componentes da saliva, restos de alimentos e bactérias, e que aparece principalmente nos espaços entre os dentes e junto às gengivas. Através da correcta escovagem e utilizando o fio dentário é possível eliminar a placa bacteriana. Se não for removida, pode originar cáries, doenças periodontais e outras.
Como se identificam as cáries ?
O correcto diagnóstico de uma cárie pode apenas ser feito pelo seu dentista, mas bons indicadores de uma cárie são as manchas escuras e pequenas cavidades nos dentes. Nas suas fases mais avançadas, a cárie provoca dores desde leves a muito intensas, enfraquece o dente, levando a que este fracture, e pode mesmo causar necrose pulpar (morte da polpa, no interior do dente), provocando abcessos, quistos e outras manifestações graves. Um tipo especial de cáries são as que se formam entre dois dentes, por lá ficar retida comida durante algum tempo - cáries interproximais; um bom indicador de uma destas, é que ao passar o fio dentário, nesse sítio ele desfia ou rompe sempre.
Se as cáries são descobertas nas suas fases iniciais, o tratamento é muito simples, consistindo apenas de retirar o esmalte cariado, e preencher com um material igual ao dente. Quando só são diagnosticadas já em fases avançadas, quando já dói ou já partiu o dente os tratamentos são mais difíceis podendo obrigar a várias sessões, para limpar o interior do dente, e tirar todo o tecido necrosado e infectado dos canais. Daí o interesse em tentar tratar as cáries logo que delas haja suspeita, já que torna os tratamentos muito mais simples, mais rápidos e seguramente menos dispendiosos.
É possível prevenir o aparecimento das cáries ?
Se os tratamentos de cáries avançadas podem ser difíceis e dispendiosos, a prevenção é extraordinariamente simples, consistindo apenas de escovar os dentes 3 ou no mínimo 2 vezes por dia (após o pequeno almoço, depois do almoço e à noite antes de deitar), não tardando nunca menos de 4 minutos, e à noite antes da escovagem passar um fio dentário suavemente, em todos os espaços interdentários. Um hábito que também ajuda os já referidos é bochechar ocasionalmente com um elixir aconselhado pelo seu dentista (apenas complementa a escovagem e fio dentário, não os substitui!)
Nas crianças (e menos frequentemente em adultos), que por falta de destreza manual ou motivação, estão mais susceptíveis às cáries, é possível colocar, nas fissuras com maior tendência à acumulação de alimentos e bactérias, um produto chamado "selante de fissuras", que tapará essas fissuras, diminuindo a probabilidade de cárie. Os selantes actualmente realizam-se por sistema em todas as crianças, sendo o factor principal para o seu êxito a aplicação antes do aparecimento de cáries e daí que se devam realizar tão cedo quanto possível (geralmente a partir dos 3-4 anos), conforme o caso.
Fonte: Clínica Galiza - Clínica Médica & Dentária