MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

MEDICAMENTO PARA DEIXAR DE FUMAR LEVA AO SUICÍDIO

O medicamento Champix, usado para auxiliar quem pretende deixar de fumar, pode levar ao suicídio. O alerta foi lançado pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed + ) que, no seu site, diz existir a necessidade de avisar médicos e doentes em tratamento com Champix pois pode induzir ideias suicidas. O medicamento não vai ser retirado do mercado, mas o seu folheto informativo terá de ser actualizado.
O Infarmed apela aos doentes que estejam a tomar Champix e que desenvolvam ideias suicidas para interromperem o tratamento e contactarem de imediato o médico. “A Agência Europeia de Medicamentos concluiu que a informação de segurança relacionada com advertências e precauções especiais de utilização do medicamento Champix deve ser actualizada, de forma a alertar os médicos prescritores e os doentes sobre tentativas de suicídio, notificados em doentes em tratamento com Champix”, pode ler-se no documento.

Segundo António Segorbe Luís, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia + , “esta situação não é exclusiva do Champix, tendo-se já verificado em outras terapêuticas anti-tabágicas”. “Existem muitos fumadores que são mais propensos a ideias suicidas. São os casos de doentes bi-polares ou com depressão. Nestas situações os medicamentos podem representar algum perigo”, refere, tranquilizando os doentes: “Os casos registados são muito reduzidos. São circunstanciais.”
Medicada com Champix há mais de um mês, Carla Rasteiro confessa ao Correio da Manhã que “não tinha conhecimento desses efeitos secundários”. Apesar de garantir não ter qualquer ideia ou pensamento suicida, Carla Rasteiro admite procurar aconselhamento junto do médico: “Vontade de fumar sei que não tenho. Sabia que podia provocar habituação, pois se serve para controlar a Ansiedade + é natural, mas ideias suicidas não. Como ainda me falta cerca de mês e meio de tratamento, vou ver o que o médico tem para me dizer.”

PORMENORES
DEPRESSÃO
A Agência Europeia de Medicamentos registou casos de doentes com ideias suicidas e tentativas de suicídio, reconhecendo ser difícil estabelecer uma relação directa com o Champix, pois deixar de fumar pode deixar as pessoas deprimidas.

CHAMPIX
É indicado para a cessação tabágica em adultos. A substância activa é a vareniclina e está disponível no mercado em comprimidos desde 2006. De Janeiro a Outubro foram colocados à venda 32 912 embalagens de deste fármaco.

UM MILHÃO
Estima-se que desde a entrada em vigor da lei já tenham deixado de fumar mais de 1,2 milhões de pessoas em Espanha, empurrando assim os fumadores para uma minoria cada vez mais pequena na sociedade, inferior a 24 por cento.
Fonte: Correio da Manhã