MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

SALMETEROL ASSOCIADO A RISCO ELEVADO DE MORTES POR ASMA EM CRIANÇAS

A Food and Drug Administration + (FDA + ) - a entidade norte-americana que regula a comercialização de fármacos e alimentos - recomendou um reforço nos alertas de segurança sobre o fármaco salmeterol, depois de se terem verificado mortes de crianças que tomavam a medicação para tratamento da Asma.
Um painel de especialistas da entidade reviu nove novos casos de efeitos secundários verificados em crianças que tomavam o fármaco inalável, incluindo cinco mortes. Os especialistas concluíram que o risco diferenciado em crianças não é levado em conta adequadamente.
A FDA já tinha lançado um alerta, em Novembro de 2005, sobre o uso de medicamentos agonistas adrenérgicos beta-2 selectivos de longa duração por poderem causar paradoxalmente a exacerbação de crises asmáticas e a morte por Asma.
No final do mês passado, a organização publicou um novo documento que aponta para o facto de os dados “de triagens clínicas com adultos mostraram um aumento de mortalidade por Asma e crises de Asma severas com o uso de salmeterol.”
O documento aponta ainda que “o salmeterol pode ter um risco-benefício não favorável no tratamento do paciente pediátrico com Asma”, recomendando, por isso, “uma análise mais profunda e formal dos riscos-benefícios do uso de salmeterol no tratamento da Asma + pediátrica.”
Fonte: Médicos na Internet