MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

TABAGISMO AUMENTA RISCO DE DESENVOLVER DIABETES TIPO 2

O tabagismo aumenta o risco de Diabetes tipo 2, revela um estudo publicado esta semana na revista médica “JAMA + ”.
O trabalho, liderado por Carole Willi, da Universidade de Lausanne, na Suíça, analisou diversos estudos que relacionam o hábito de Fumar + a falhas no controlo dos níveis de açúcar, o que leva a Diabetes tipo 2.
Essa variação da Diabetes é também relacionada à Obesidade + e aparece, em maior número, em pessoas com mais idade. A Diabetes tipo 1, que surge da deficiência na produção de Insulina + - que controla as taxas de açúcar - é mais comum em crianças.
Os dados analisados pela equipa de Willi indica que os fumadores activos têm um aumento de 44% no risco de apresentar Diabetes tipo 2, em comparação com os não-fumadores.
Outras análises indicam também que pode existir uma relação entre a quantidade fumada e a doença: quem fuma muito (20 Cigarros + ou mais ao dia) tem um risco 61% maior; enquanto quem fuma menos apresenta um acréscimo de 29% do risco. Os ex-fumadores também apresentam um aumento na probabilidade de ter a doença, de 23%.
Segundo os cientistas existem provas que o cigarro gere uma resistência ou uma resposta inadequada à insulina. No entanto, os investigadores alertam para o facto de o tabagismo também estar relacionado, em diversos casos, a pessoas sedentárias, que comem mal e consomem Álcool + –- todos factores de risco já conhecidos para a doença.
Fonte: Médicos na Internet