MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

VACINAÇÃO CONTRA O COLO DO ÚTERO IRÁ REDUZIR EM DOIS TERÇOS A DOENÇA

Especialista acredita que a vacina contra o cancro do colo do útero, gratuita em Portugal para as jovens com 13 anos, irá reduzir em dois terços este carcinoma dentro de 20 anos
Foi hoje anunciado, através do ministro da Saúde, que a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano + (HPV + ) irá ser gratuita para as jovens com 13 anos de idade, uma medida que veio representar uma óptima notícia para a saúde pública e das mulheres, segundo Luís Graça, presidente do colégio de especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos + .
"Tecnicamente, é uma decisão correcta que deverá conduzir às redução de dois terços do cancro do colo do útero em Portugal", afirmou.
O especialista considera a idade de 13 anos como a mais indicada, pois, em princípio, as raparigas ainda não iniciaram a sua vida sexual, e igualmente porque existem outras Vacinas + a administrar pelos 12/13 anos.
Em Portugal são detectados anualmente por volta de 900 casos da doença, sendo responsável por cerca de 300 mortes.O cancro do colo do útero é actualmente a segunda causa de morte entre mulheres com idades entre os 15 e os 44 anos na Europa.
Cerca de 70% das mulheres e homens têm contacto com Papilomavírus durante as suas vidas, sendo este transmitido por simples contacto genital entre duas pessoas. No entanto, a maioria destas pessoas não desenvolvem cancro porque em 90% dos casos o vírus é eliminado naturalmente.
Fonte: Farmácia