Os bebés de mulheres mais velhas podem ter um sistema imunitário menos eficaz, segundo um estudo realizado por investigadores da Newcastle University + , Inglaterra, e publicado na revista médica “Early Human Development”.
Uma equipa de cientistas, coordenada pelo professor Colin McGuckin, da Newcastle University Institute of Human Genetics, analisou amostras sanguíneas de cordões umbilicais e concluiu que o número de células-estaminais cai significativamente quando os bebés nascem abaixo do peso, a mãe é mais velha, teve outros filhos anteriormente ou quando o bebé é prematuro.
As amostras foram cedidas por 43 mães, entre 18 e 42 anos, que deram à luz no hospital de Tyneside. A equipa também concluiu que os cordões umbilicais de meninas tendem a ter mais células-estaminais que o dos meninos.
"O trabalho mostra que quando as mulheres envelhecem, diminui o número de células-estaminais no cordão umbilical dos seus filhos", afirmou o professor McGuckin ao jornal inglês “The Northern Echo”. A mesma equipa já produziu células de Fígado + em laboratório e células humanas produtoras de Insulina + , a partir de células-estaminais.
Os cientistas alertaram, no entanto, serem necessários novos estudos para confirmar os resultados e determinar se a diferença no sistema imunitário no nascimento tem implicações no futuro das crianças.
Fonte: Médicos na Internet