Um estudo britânico apresentado no Journal of the American Medical Association + (JAMA + ) questiona o uso de Antibióticos + no tratamento da Sinusite aguda e mostra que, em muitos casos, podem ser desnecessários para o desaparecimento dos sintomas.
Cientistas da University of Southampton, Inglaterra, acompanharam 240 pessoas com crises de Sinusite (causada por Bactérias + ) e verificaram que 64,4% dos que não tomaram antibiótico já não apresentavam sintomas dez dias após a manifestação da crise.
O desempenho não foi muito pior que o dos pacientes tratados com amoxicilina - antibiótico comummente prescrito para tratar a doença -, ou seja, 71% não apresentavam sintomas após dez dias de tratamento. A possível explicação, segundo os autores do estudo, é a dificuldade do antibiótico penetrar nas cavidades com muco.
A pesquisa não refuta o uso de antibiótico em todos os casos, mas chama a atenção para as prescrições desnecessárias, muitas vezes feitas sem uma maior análise. No Reino Unido, por exemplo, onde foi feito o estudo, 92% dos casos de infecções respiratórias recebem prescrição de antibiótico.
Fonte: Médicos na Internet