MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

FICHEIROS CLÍNICOS ELECTRÓNICOS EM ALTA

Um estudo apresentado recentemente revela que a adopção de ficheiros clínicos electrónicos em todo o mundo poderá aumentar ao longo dos próximos anos. Só em 2012 prevê-se um aumento na ordem dos 23 por cento.

Esta previsão surge no relatório «Opportunities in the Electronic Health Record Market + », desenvolvido pela consultora Datamonitor + , onde os autores realçam que uma rede ideal de ficheiros clínicos electrónicos «ainda não existe, mas é atingível».

A razão para este crescimento repentino, depois de alguns anos em que a implementação desta tecnologia demorou a arrancar, tem a ver com o facto de os profissionais se focarem agora no acesso e partilha de informação e não em questões de terminologia.

Por enquanto os principais entraves que têm bloqueado a disseminação da tecnologia têm a ver com custos, um grande número de fabricantes com diferentes soluções e algum cepticismo por parte dos profissionais de saúde.
Nos próximos tempos a consultora prevê contudo que cada hospital tenha o seu próprio sistema de ficheiros clínicos electrónicos interoperável com outras instituições para partilha de informação. «Tal como um cartão de crédito pode ser lido em Nova Iorque ou Nova Deli, os ficheiros clínicos electrónicos poderão também um dia ligar todo o mundo», sublinha a empresa em comunicado, citado pelo portal Healthcare IT News + .
Fonte: IGOV