MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

MAIS MÉDICOS E MENOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE SAÚDE

Números contrários aos países da União Europeia +


O Sindicato dos Enfermeiros (SE) revelou em comunicado que os centros de saúde em Portugal têm mais médicos do que enfermeiros, medida contrária aos países da União Europeia (UE).


A crítica foi feita num comunicado do Sindicato dos Enfermeiros ao Governo revela que «nos países da UE há, em média, quatro enfermeiros por um médico. Em Portugal, os centros de saúde têm menos 400 enfermeiros do que médicos».


O comunicado salienta ainda que há «um despesismo exorbitante na dita medicina defensiva, com excessivos gastos em medicação e exames de diagnóstico» nos centros de saúde, e que «os portugueses estão a ser enganados e iludidos com modelos de prestação de cuidados que não resolvem os seus problemas».

O comunicado, segundo refere a Lusa, citada pelo Diário Digital, menciona ainda que «faltam cuidados essenciais às comunidades, que são aqueles que os enfermeiros estão habilitados a prestar».

Por sua vez, o sindicato defende a «máxima empregabilidade dos enfermeiros, pois só elevando significativamente a quantidade de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde + se pode pensar em melhoria na prestação de Cuidados de saúde + ».

Fonte: Fábrica de Conteúdos