MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

domingo, 6 de janeiro de 2008

FRANÇA ALERTA PARA O USO EXCESSIVO DE TELEMÓVEIS

O Governo de França + está preocupado com a utilização excessiva de telemóveis, especialmente pelos mais novos. O alerta foi lançado pelo Ministério da Saúde gaulês + , apesar de reconhecer que não existem provas dos perigos da tecnologia para a saúde humana.
Em
Comunicado + citado pela Reuter + s , o Ministério da Saúde francês mostra-se preocupado com a recente vaga de aparelhos desenvolvidos especificamente para as crianças, que poderão trazer possíveis efeitos negativos para a saúde destes utilizadores.
«Como a hipótese de risco não pode ser inteiramento excluída, a precaução é justificada», adverte o organismo. Deste modo, além de aconselhar uma utilização moderada de telemóveis, o Ministério da Saúde está a fornecer algumas dicas para reduzir o nível de exposição a possíveis riscos.
Alguns exemplos são «evitar a realização de chamadas quando as condições de recepção são fracas, ou durante viagens a alta velocidade e manter o equipamento afastado de zonas do corpo mais sensíveis, através do recurso a kits mãos livres».
A mensagem foi reforçada pela própria ministra Roselyne Bachelot-Narquin, ao afirmar à televisão France 2 que os telemóveis para crianças podem ser úteis em questões de segurança, mas os pais devem estar atentos a uma utilização frequente.
A questão sobre os possíveis efeitos das radiações emitidas pelos telemóveis ainda não está esclarecido, sendo que nos últimos tempos alguns estudos têm defendido que não existem perigos, enquanto outros apontam para os riscos para a saúde dos utilizadores.

Fonte: IGOV