Os Neurónios + têm, individualmente, um papel mais importante do que se julgava até agora. A revista “Nature” publica dois trabalhos, os quais descrevem a influência de um só neurónio na percepção. O estudo de Christopher Harvey e Karel Svoboda, do Howard Hughes Medical Institute + , EUA, revela que os efeitos de um só neurónio sobre a plasticidade cerebral são mais importantes do que se havia demonstrado até agora.
Além do “diálogo” directo entre neurónio pré-sináptico e neurónio pós-sináptico, a “conversação” estende-se a outras células nervosas vizinhas. Estas interacções locais entre Sinapses + (intercomunicação entre os neurónios), cujos efeitos se estendem a uma distância de 0,01 milímetros, e que continuam durante um máximo de dez minutos, podem reforçar ou facilitar as conexões entre neurónios próximos.
Num outro estudo, Michael Brecht, da Universidade Humboldt + , Berlim, e o seu colega Arthur Houweling, conseguiram modificar num ratinho a reacção ao toque ao estimularem electricamente um só neurónio do córtex.
Fontes: Lusa e Imprensa Internacional ALERT Life Sciences Computing, S.A.