MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

GRÃ-BRETÂNIA ASSOLADA POR EPIDEMIA DE GASTROENTERITE

100 mil pessoas por semana apresentam sintomas

Os médicos na Grã-Bretanha acreditam que mais de 100 mil pessoas por semana estejam a apresentar sintomas de infecção por um vírus que causa diarréia e náuseas, divulga a BBC. O mau estar deve-se ao norovírus, o causador mais comum de infecção gastrointestinal na Europa.

As autoridades de saúde estão a pedir a todas as pessoas que apresentem sintomas que fiquem em casa, tomem Paracetamol + e muitos líquidos e não se dirijam aos hospitais ou clínicas, pois estes já estão cheios. Elas também são aconselhadas a permanecerem em casa por 48 horas após os sintomas desaparecerem, para evitar que a doença se continue a espalhar.

Steve Field, presidente do Royal College of General Practitioners – a organização que reúne os médicos de família –, disse à BBC que um centro de vigilância na cidade inglesa de Birmingham mostrou que o número de casos neste Inverno é o maior em cinco anos. Segundo o responsável, o número de novos casos por semana pode achegar até aos 200 mil em certas partes do Reino Unido.

Casos de infecção por norovírus são comuns em hospitais, asilos, escolas ou navios de cruzeiro. A televisão britãnica alerta para o facto de a transmissão ocorrer por contacto com uma pessoa infectada, através de comida ou água contaminada ou por contacto com superfícies ou objectos com o vírus.
Fonte: Sapo Saúde