Substâncias consideradas como potencialmente perigosas para a saúde humana foram detectadas no organismo de todas as pessoas abrangidas por um estudo sobre poluentes feito em Espanha, pela Universidade de Granada. Essas substâncias entram na composição de Pesticidas + .
Todas as 387 pessoas adultas observadas no âmbito de um estudo sobre contaminação tinham no organismo vestígios de pelo menos um pesticida. O estudo abarcou habitantes de zonas rurais e também de cidades.
As conclusões indicaram que as mulheres tinham índices mais elevados dessas substâncias tóxicas e que os índices eram também mais significativos nas pessoas mais velhas. Os valores detectados diziam respeito mesmo a produtos cujo uso foi proibido nos anos 80 em Espanha, caso do DDT + . Os cientistas lembram que tais substâncias são muito persistentes no meio ambiente e que os seus efeitos podem ser cumulativos.
Esta pesquisa foi feita com base na participação de voluntários que iam sujeitar-se a cirurgias e aos quais foi pedida autorização para a recolha de uma amostra de tecido adiposo (gordura), bem como dados sobre o seu estilo de vida e tipo de alimentação.
Fonte: JN