MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

MASSAGENS

A Massagem é uma comunicação profunda baseada no equilibrio e harmonia, ultrapassando em muito uma serie de movimentos mecânicos.






Na Clínica Em Forma poderá disfrutar dos benefícios da Massagem de Relaxamento (Californiana); Massagem Anti-Celulítica; Massagem de Emagrecimento; Massagem de Reafirmação Tecidular e Drenagem Linfática.





Massagem Californiana





O nome de Massagem Californiana tem origem no centro de Esalen na Califórnia.



A Massagem Californiana ultrapassa o físico para se centrar no equilíbrio fisico-psiquico de forma integrada e harmoniosa.




As manobras da Massagem Californiana são suaves lentas e agradáveis. Seguem trajectos definidos segundo uma ligação de movimentos precisos e orientados na harmonia físico psíquica que se traduz em profundo bem estar.




A Massagem Californiana tem em conta a globalidade do massajado respeitando escrupulosamente a sua personalidade e forma de estar.


Pelo relaxamento e descompressão que provoca é a massagem indicada para pessoas com uma vida muito agitada e stressante que procuram o auto -equilibrio e a descompressão do stress da vida quotidiana.



Tal é a sua eficácia em casos de acumulação de tensão por stress que por vezes a massagem Californiana é também apelidada de massagem Anti stress.





Massagem Anti-Celulítica




A Massagem Anti-Celulítica tem por base a clássica Massagem Grega, com a particularidade de usar cremes naturais como os extractos de algas e a Hamamellis e que tem uma forte acção anti celulitica. As manobras da Massagem Anti Celulitica favorecem a penetração destas substâncias naturais que vão provocar uma acção anti celulitica e uma melhoria em todo o sistema circulatório.




A Massagem Anti-Celulitica é especialmente indicada para quem ainda não tem celulite instalada mas também não a quer deixar instalar ou para quem acabou de remover a celulite por métodos como sejam a Endermologie ou a Mesoterapia ou a Lipoescultura e que quer fazer uma prevenção para que nunca mais a Celulite se instale.





Massagem de Emagrecimento




A Massagem de Emagrecimento utiliza as manobras da massagem grega com amassamentos específicos e apropriados para a remoção de tecido adiposo favorecendo simultaneamente a micro circulação e circulação linfática.




Sem uma boa drenagem do sistema linfático e sem os tecidos irrigados através da micro circulação é impossível promover um emagrecimento saudável e sustentado.



Frequentemente este tipo de massagem é associado a outros tratamentos bem como a uma alimentação saudável para se conseguir de forma sustentada mas também saudável e sem fobias a perda daqueles kilinhos tão desejada.





Massagem de Reafirmação Tecidular




Muitas vezes os tecidos atingem um elevado grau de flacidez, ou porque se fez uma dieta restritiva ou porque se fez um tratamento anticelulitico ou tão só porque com o decorrer da idade os níveis de colageneo baixam e a flacidez aparece.




Na Massagem de Reafirmação promove-se os movimentos adequados à reafirmação dos tecidos aumentando pela estimulação a sua tonicidade.


Um Corpo agradável aos outros mas também a nós próprios é fundamental para um são equilibrio físico e psíquico.




Drenagem Linfática




A Drenagem Linfática Manual é uma técnica específica de massagem manual, caracterizando-se por movimentos muito suaves e precisos, todos em forma circular e espiral. A Drenagem Linfática Manual faz absorver inúmeras formas de Edemas.




A Drenagem Linfática Manual favorece a regeneração dos tecidos.A Drenagem Linfática Manual exerce uma acção sedante, tranquilizante e relaxante. Favorece o predomínio do sistema nervoso parasimpático, a parte do sistema nervoso autónomo que preside à recuperação de forças e à regeneração de tecidos. De facto, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sentem que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os.




A Drenagem Linfática Manual é utilizada em diversas indicações terapêuticas, tais como: Linfoedema Primário e Secundário; Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos; Problemas circulatórios; Pós-cirurgia plástica; Pós-lipoaspiração; Varizes e pernas cansadas; Edemas da gravidez; Celulite.






Massagem Ayurvédica (Ayur-Yogic)





Baseada na Ayurveda (“ciência da vida” milenar indiana) e no Yoga.
Segundo a Ayurveda “a saúde é o equilíbrio harmonioso do corpo, mente e o ambiente que os rodeia”. O corpo humano é composto por três elementos fundamentais Dosha (os elementos ou “humores corporais”), Dhatus (os componentes corporais) e Malas (o que é eliminado pelo corpo). Qualquer desequilíbrio entre mente, corpo e o ambiente pode abrir a porta ao aparecimento de doenças.




A Ayur-Yogic é uma massagem feita com óleo vegetal que pretende reequilibrar os elementos (Doshas: Vata – ar e espaço - Pitta – fogo e água, Kapha - terra e água), melhorar a circulação e eliminar toxinas. É também utilizado o pó de Calamus, feito a partir da raiz da planta Acorus Calamus, com propriedades anti-sépticas, estimulantes da circulação, desintoxicantes e purificadoras, que possibilita um trabalho mais profundo nos músculos.



Ao longo da massagem, são utilizadas várias técnicas e realizados alongamentos do Yoga com vista a facilitar o movimento das articulações e a libertar as tensões dos músculos. Esta massagem ajuda a alinhar a coluna vertebral, encorajando a manter uma postura corporal correcta no dia a dia, estimula a circulação sanguínea e linfática e aumenta a energia vital (Prana).




É ideal para relaxamento, alívio do stresse e tensões diárias, ajuda a descontrair e a induzir naturalmente o sono.


Cada sessão dura cerca de 1h20 minutos com mais 10 minutos de repouso. No final, obtém-se uma profunda sensação de relaxamento e rejuvenescimento.



Quando e com que regularidade deve ser feita?




Como massagem terapêutica que é pode ser feita como um tratamento regular, organizado em quatro ou cinco sessões mensais, por exemplo, ou encarada como uma experiência singular, relaxante, purificante e rejuvenescedora, podendo ser realizada diariamente ou sempre que se sinta necessidade de um momento de “harmonia”.



Tenho de ter alguns cuidados especiais antes da massagem Ayur-Yogic?


Os cuidados regulares antes de receber uma massagem, como, por exemplo, evitar refeições pesadas. Se estiver com sintomas gripais ou febre, deve adiar a massagem.


No caso de veias varicosas, ferimentos, queimaduras ou doenças contagiosas de pele, as partes afectadas não devem ser massajadas. Consulte o seu médico se tiver dúvidas se pode ou não fazer a massagem.




Fonte: Clínicas Em Forma